.
 

 ONDE E COMO
 TIRAR DOCUMENTOS

 
 :: Publicidade

.

.
.
.
.
 

   Os documentos favorecem ao cidadão o reconhecimento de sua pessoa em qualquer parte do território nacional e internacional, ingressar como funcionário ou empregado em instituições, prestar exames ou matricular-se em quaisquer estabelecimentos de ensino, inscrever-se em concurso e ter a possibilidade de adquirir bens.

 
 
  CERTIDÃO DE NASCIMENTO  
 

   
 
A certidão de nascimento é o primeiro registro que comprova que o cidadão existe. Pode ser obtido gratuitamente nos postos de atendimento ou em cartórios de registros civis mediante pagamento de taxa. Como a certidão de nascimento, toda criança terá direito a serem atendida nos serviços públicos como hospitais, postos de saúde, escolas etc.

  Documentos necessários para dar entrada:
Certidão de casamento (quando for o caso); RG (original); Documento emitido pela maternidade.

Observação: Encaminhar-se (até 15 dias após o nascimento) ao cartório mais próximo à jurisdição do bairro onde se localiza a maternidade. Se ultrapassar os quinze dias da data de nascimento, registrar no cartório pertencente à jurisdição do bairro onde o pai e/ou a mãe residem.

 

 
   
 

  Dicas de onde tirar:

 

 Cartório de Registro do 1º Ofício
 R. Ó de Almeida, 618 – Belém
 (91) 3243-0430
 Cartório Bezerra Falcão
 Rod. BR 316, 1.285, Km 8 – Ananindeua
 (91) 3255-0812

 


 

     
  REGISTRO DE IDENTIDADE – RG  
 

  
 
O RG identifica o cidadão por toda a vida, com foto, número, registro de filiação e podem constar, opcionalmente, os números de outros documentos como CPF e Título de Eleitor 

Documentos necessários para dar entrada:

1ª Via: Menor de idade: certidão de nascimento (original + 1 cópia simples); 2 fotos 3x4 recentes (fundo branco e sem data); formulário fornecido e preenchido pelo órgão competente em sua cidade.

Maior de idade: certidão de nascimento ou casamento (original + 1 cópia simples); 2 fotos 3x4 recentes (fundo branco e sem data); formulário fornecido e preenchido pelo órgão competente em sua cidade.

2ª Via: Certidão de nascimento ou casamento (original + 1 cópia simples); 2 fotos 3x4 recentes (fundo branco e sem data); formulário fornecido e preenchido pelo órgão competente em sua cidade; número do RG, se possuir.

   
 

  Dicas de onde tirar:

 

 SACI - Serviço de Atendimento ao Cidadão
 Av. José Bonifácio, 2.308 - Fátima - Belém

 (91) 4009-2758
   
 
 

CADASTRO DE PESSOA FÍSICA – CPF

 
 

 
 
O Cadastro de Pessoa Física (CPF) identifica a pessoa como contribuinte perante a Secretaria da Receita Federal. O documento pode ser tirado em qualquer agência do Banco do Brasil, Correios, Caixa Econômica e na própria Delegacia da Receita Federal.

Documentos necessários para dar entrada:

Para maiores de 16 anos e brasileiro, os documentos são:

RG (original) e Título de Eleitor. O atendimento é feito em qualquer agência dos Correios.

Para maiores de 15 anos ou estrangeiros, os documentos são:

RG (original) e carteira de trabalho. O atendimento é feito nas agências da Receita Federal.

 

     
 

  Dicas de onde tirar:

 Ac. Ananindeua
 Rodovia BR-316, 1292 km-08; Centro - Ananindeua
 (91) 3255-1248
 Ac. Cabanagem
 Avenida Almirante Barroso, 5045; Castanheira  Belém

 ( 91) 3243-027
2
Ac. Telegrafo sem fio
 Avenida Senador Lemos, 1749; Telegrafo sem fio -  Belém
 (91) 3233-0198
 Ac. Central de Belém
 Avenida Presidente Vargas, 498; Campina - Belém
 (91) 3211-3147

 


 

 

 
 

TITULO DE ELEITOR

 
 


 
É o documento que assegura o direito de escolha de seus representantes nas câmaras municipais, prefeituras, assembléias legislativas e no Congresso Nacional, governadores dos Estados e do Presidente da República.

Documentos necessários para dar entrada:

RG (original) e comprovante de residência (conta de água, luz, etc). O título de eleitor é obrigatório para quem completar 18 anos de idade e opcional para cidadãos entre 16 e 17 anos e acima de 70 anos. Para mais informações, ligar para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

     

 
 

  Dicas de onde tirar:

 

Tribunal Regional Eleitoral (TRE)
Rua João Diogo, 288; Campina - Belém
(91) 3213 – 4500

   
 
  CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL (CTPS)  
 


 
Um dos mais importantes documentos do cidadão, a Carteira de Trabalho registra a vida profissional do trabalhador. Comprova o tempo de serviço e embasa os cálculos para fins de aposentadoria.

Documentos necessários para dar entrada:

1ª Via: Menor de idade: RG ou Certidão de Nascimento ou Casamento (original); uma foto 3x4 colorida e recente (sem data e com fundo branco).

2ª Via: RG (original), uma foto 3x4 colorida e recente (sem data e com fundo branco), CTPS original ou qualquer documento em que conste o número da mesma.

     
 

 Dicas de onde tirar:

 Serviços de Atendimento ao Cidadão (SACI)
 Av. José Bonifácio, 2.308; Fátima - Belém
 (91) 4009-2758

   
 
  CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO (CNH)  
 


 
A carteira Nacional de Habilitação - CNH é um documento oficial e atesta a aptidão de um cidadão para conduzir veículos. Seu porte é obrigatório. A CNH atual contém fotografia e os números dos principais documentos e serve como documento de identidade em todo o território nacional.

Documentos necessários para dar entrada:

1ª Via: RG (original), CPF (original), Comprovante de residência (no próprio nome ou dos pais ou responsáveis), uma foto 3x4 colorida e recente (sem data e com fundo branco), exame médico e psicotécnico feito através de auto-escolas, 30 horas/aula ministradas pelo Centro de Formação de Condutores (indicados pelas auto-escolas), exame teórico (realizado no Detran) e exame prático (realizado no Detran).

2ª Via – Renovação: CNH (original), comprovante de residência no próprio nome (conta de luz, telefone ou correspondência bancária), uma foto 3x4 colorida e recente (sem data e com fundo branco). Se a CNH já tiver foto, não é necessário levar outra foto. Levar xerox da CNH original e do comprovante de residência.

Definitiva: CNH (original – 1ª via provisória), uma foto 3x4 colorida e recente (sem data e com fundo branco).

Em caso de perda ou roubo: RG (original e em bom estado de conservação), CPF (original), uma foto 3x4 colorida e recente (sem data e com fundo branco), Boletim de Ocorrência ou declaração de perda.

     

 

     

 


 

Dicas de onde tirar:

 DETRAN
 Av. Augusto Montenegro, s/nº; Mangueirão - Belém
 (91) 3214-6389

 
 

PASSAPORTE

 
 


 
O passaporte é um documento de identidade emitido por um governo nacional que atesta formalmente o portador de um Estado e requisita permissão em nome do governo para o detentor cruzar a fronteira de um pais estrangeiro.

  Documentos necessários para dar entrada:

   RG (original), CPF (original); Título de Eleitor (original) e os dois últimos comprovantes de votação; Carteira de Reservista (para homens); Certidão de Casamento (para mulher se for o caso); Certidão de Nascimento e autorização de pai e mãe ou responsável legal (para menor); Requerimento para Passaporte (preenchido à máquina ou com letra legível); Guia de Arrecadação da Receita (GAR) para recolhimento de uma taxa, para 1ª via; duas fotos 5x7 recentes (datadas e com fundo branco).

Observação: para 2ª via o valor da taxa é dobrado
   

   Dicas de onde tirar:

 

 Depto. da Policia Federal do Estado do Pará
 R. Caripunas, 3.554; Guamá - Belém
 (91) 3246-1840

   
     

 ALISTAMENTO MILITAR E RESERVISTA

 


 
 O Certificado de Alistamento Militar é fornecido quando o jovem completa 17 anos e seis meses. O período de inscrição é entre 02 de janeiro e 30 de abril. Após a inscrição ele aguarda a seleção ele aguarda a seleção, entre julho e setembro. Os que forem dispensados recebem o certificado de dispensa de incorporação. 

  Documentos necessários para dar entrada:

  É preciso levar a carteira de identidade e uma foto 3x4. A segunda via requer pagamento de taxa.

 

   
 

 
 

   Dicas de onde tirar:

 Junta do Serviço militar
 Travessa 14 de março, 1.099; Nazaré - Belém

 (91) 3222-6036
   
     
 
.
.
 

PORTAL PARAMAZÔNIA

 Endereço: Centro Empresarial Bolonha 
 Av. Governador José Malcher, 168, CJ. 110
 (entre Tv. Piedade e Dr. Moraes)

 Fone: (91) 3110-2010

 E-mail: contato@paramazonia.com.br

 Atendimento:   Segunda a sexta - 8hs a 12h / 14h às 18hs - Sábado - de 8hs a 12hs

   
Administração:
 
 
 

Copyright 2010 Portal Paramazônia. Todos os direitos reservados.